quinta-feira, 9 de abril de 2009

Breve Histórico de Serraria/ PB




Município de Serraria/ PB

Aspectos Históricos
Os primórdios da cidade estão relacionados com a instalação de uma antiguíssima tenda de ofícios de serraria no lugar que deu origem a um povoado e, posteriormente, a existência da vila que teve o nome de Serraria. O lugar é o mesmo onde está erguida a Igreja-Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Antes de ser, propriamente, uma igreja, foi uma humilde capela no interior da qual existia um altar em louvor a Nossa Senhora da Boa Morte.
No interior dessa capela, celebrava missas o vigário-doutor José Antônio de Maria Ibiapina. Segundo apontamentos de Coriolano de Medeiros nas Páginas do Dicionário Corográfico da Paraíba, os primeiros colonos que se estabeleceram nos terrenos do atual município de Serraria vieram, desde Mamanguape para a formação da antiga Missão de Santo Antônio da Boa Vista, no começo do Século XVIII. Antes de ocuparem as terras de Serraria, esses colonos fundaram a Vila de Pilões, a qual recebeu o benefício da implantação de fazendas de gado e engenhos para a fabricação de rapaduras. Em 1851 - relata Coriolano de Medeiros, - tornou-se habitual a retirada de matas para a fabricação de tábuas e utensílios domésticos. No topo de uma serra instalou-se uma serraria, nos terrenos que pertenciam a um desbravador de nome Manoel Birindiba. Naquele local, longe da freguesia de Pilões teve início um povoado que ficou conhecido como Serraria. A primeira casa do lugar pertenceu a Faustino do Rosário e foi construída em 1860. Naquele tempo era intensa a exploração das matas para a obtenção de madeiras. Serraria, simples povoado, cresceu e superou a Vila de Pilões da qual transformou-se em sede, através da Lei nº 80 de 13 de Outubro de 1897 num decreto assinado pelo então presidente da Província da Paraíba, Antônio Alfredo da Gama e Meio.
A população da atual cidade de Serraria considera o dia 13 de outubro a sua data histórica de emancipação política, muito embora a verdadeira datação para a existência do município seja o dia 31 de Dezembro de 1943, de acordo com a Lei Estadual nº 420.
O confronto dessas datas gerou polêmica, principalmente pela interpretação de que a independência política de Serraria começou, de fato, no dia 13 de Outubro de 1897 -quando foi criado no "Termo de Serraria, a vara de juiz Municipal letrado, ou seja, bacharel em Direito", segundo entendimento do historiador Sebastião de Azevedo Bastos.
Atrações Turísticas
Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Antigamente, a região teve muitas florestas de palmeiras. Vales verdejantes adornam velhos engenhos onde se formou um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Duarte e os Santos Lima.
O Engenho Baixa Verde tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café.
Uma visita ao Baixa Verde favorece a visão do grande engenho senhorial de antigamente. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos mas devem comunicar, previamente.
Próximo ao Engenho Baixa Verde está uma floresta conhecida como Mata do Grilo. O local tem preservação ecológica e guarda uma atração especial: -a Pedra da Furna, antiga residência de Índios. Para visitá-la o turista deve ter espírito aventureiro pois as trilhas são precárias e faz-se necessária o acompanhamento de guias experientes.
No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens "de época" para um documentário sobre o histórico passado de Serraria.
No Engenho Pousada Laranjeiras, instalado num ambiente caracteristicamente rural, os visitantes podem desfrutar dos confortos e serviços de um hotel turístico. A pousada oferece excelentes opções de cardápio, banhos de bica e piscina, passeios a cavalo e bons apartamentos.
Aspectos Geográficos
Serraria está. situada na Zona Fisiográfica do Brejo Paraibano, tendo como municípios limítrofes: Pilões, Pilõeszinho, Areia, Borborema, Arara, Solânea e Bananeiras. Dista, em linha reta, da capital do Estado, 88 quilômetros. A distância rodoviária altera a medição para 123 quilômetros. A área do município é de 177 quilômetros quadrados.
O sítio urbano onde está assentada a cidade ocupa a parte mais alta da cordilheira oriental da Borborema, numa a1titude de 526 metros em relação ao nível do mar.
Saúde
Os serviços da assistência à saúde, em Serraria estão concentrados no Hospital e Maternidade Ovídio Duarte, em ampliação e reformas. 0 hospital dispõe de 16 leitos para internamentos e para o tratamento de patologias simples. Seis médicos, três odontólogos e uma enfermeira-chefe são contratados para atendimentos públicos, em geral. Casos mais graves de enfermidade são transferidos para Guarabira, Campina Grande e João Pessoa.
Até 1997, a cidade de Serraria ainda não havia implantado o programa dos Agentes Comunitários de Saúde. As campanhas de vacinação são feitas periodicamente, por agregação e programas da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.
As estruturas do serviço público da saúde são completamentados pelo Centro de Saúde Maria Antonieta e por quatro postos localizados na zona rural.
Aspectos Culturais
A população de Serraria é, predominantemente Católica. A principal festa religiosa é promovida no dia 31 de dezembro, data consagrada ao Sagrado Coração de Jesus. O aniversário de emancipação política do município é comemorado em 13 de outubro.
São muitos os clubes de futebol da cidade e da zona rural. As equipes mais conhecidas são: Colorado, Avenida, Floresta, Serra-Mirim, Princesa e Gambá. Até pouco tempo existiu o Botafogo.
Nos folguedos populares, Serraria é destaque pela promoção de Cavalhadas, conhecidas ali pelo nome de Corrida das Argolinhas.
Serraria manteve, até pouco tempo, o Grêmio Literário Castro Pinto. Peças de teatro, sem calendário prévio, podem ser montadas no Salão Social da Prefeitura Municipal de Serraria. As festas dançantes são realizadas no ambiente do Clube Recreativo Serrariense, cuja sede foi construída num dos pontos mais elevados de Serraria. Nas noites de festa ninguém sente calor, muito pelo contrário, todos procuram espantar o frio nas danças e quadrilhas bem animadas.
Educação
Serraria dispõe de trinta e uma escolas públicas. Desse total, vinte nove pertencem à rede municipal e duas à rede estadual. No ano de 1997, foram matriculados 1.723 alunos, incluindo-se aqueles das zonas rurais.
Através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Serraria e a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado da Paraíba, os professores da rede municipal de Serraria recebem treinamento e reciclagem na vizinha cidade de Picuí. O Programa Vídeo-Escola funciona, apenas, nas escolas da rede estadual. O município fornece transporte gratuito para estudantes, tanto da zona rural para a cidade como para Guarabira. Serraria dispõe de trinta e uma escolas públicas. Desse total, vinte nove pertencem à rede municipal e duas à rede estadual. No ano de 1997, foram matriculados 1.723 alunos, incluindo-se aqueles das zonas rurais. Através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Serraria e a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado da Paraíba, os professores da rede municipal de Serraria recebem treinamento e reciclagem na vizinha cidade de Picuí.
O Programa Vídeo-Escola funciona, apenas, nas escolas da rede estadual. O município fornece transporte gratuito para estudantes, tanto da zona rural para a cidade como para Guarabira.
Economia
Em três ciclos distintos que se sobrepuseram através dos tempos, foi a agricultura a principal atividade econômica de Serraria. O primeiro ciclo foi o das fazendas de café e dos engenhos de cana de açúcar. A produção dos canaviais fez desaparecer a atividade cafeeira abrindo fronteiras agrícolas para o predomínio, quase absoluto, dos engenhos que fabricavam rapaduras, açúcar mascavo, aguardentes e caxixis. O município teve 47 dessas unidades de produção, todas elas contribuindo para que a população rural fosse maior que a dos moradores da zona urbana.
Com o aparecimento das grandes usinas, os engenhos foram paralisando suas moendas. Seus proprietários transformaram-se em meros fornecedores de cana para a grande indústria sucro-alcoleira. Com a falência da Usina Santa Maria, de Areia, que era a principal compradora da cana, aconteceu a grande crise que abalou profundamente a economia agrícola de Serraria. Engenhos tradicionais como o Paulo Afonso, o Baixa Verde e o Laranjeiras apagaram o fogo dos seus bueiros e passaram a usar suas terras para o plantio intensivo de bananeiras e, também, para o criatório de gado.
A cultura da banana transformou-se, portanto, nos últimos anos, na principal atividade econômica de Serraria. O município não tem indústrias mas pretende, pelas suas classes produtoras, transforma-se na sede de empreendimento agro-industrial para a fabricação de doces e farinha de banana, para exportação.
As terras de Serraria são boas para a fruticultura. Pequenas áreas estão plantadas com laranjais.
Outra atividade permanente na agricultura de Serraria é a produção da mandioca, quantidade suficiente para manter diversas Casas-de-farinha em constante operação.

Um comentário:

  1. Aviso aos concursados de Serraria PB, aprovados e classificados. Denunciaro prefeito de Serraria por não ter convocado e investido os concursados nos cargos, mas ter feito contratos para quem bem quis, e que hoje ocupam esses cargos conquistados no concurso, mantendo para os concursados o dano material. Denunciar tribunal de contas do Estado da paraiba, conforme a Resolução TC n.º 04/09, tendo em vista que deve ser em documento assinado para que a denúncia não seja anônima, para que a mesma seja apurada nos moldes do Art. 2º da citada Resolução.
    > “Art. 2º. A denúncia será protocolizada no Tribunal e deverá:
    > I – versar soo prefeito de Serraria por não ter convcado e investido os concursados nos cargos, mas ter feito contratos para quem bem quis, e que hoje ocupam esses cargos conquistados no concurso, mantendo para os concursados o dano material.bre a matéria de competência do Tribunal;
    > II – referir-se a administrador ou responsável sujeito à sua jurisdição;
    > III – ser redigida em linguagem clara e objetiva;
    > IV – estar acompanhada de indício de prova das irregularidades ou ilegalidades, identificando o período a que se referem;
    > V – conter o nome legível e assinatura do denunciante, sua qualificação e endereço, inclusive telefone e e-mail, se houver.”
    > A denúncia pode ser encaminhada pelo correio, para o endereço Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, CEP. 58.015-190, Jaguaribe – João Pessoa/PB.

    ResponderExcluir